Este é o Blog de um professor de Química que por sugestão de alunos decidiu compartilhar experiências e conhecimentos a respeito do PAS-UnB pela internet de maneira mais rápida e eficiente, com todos aqueles que procuram materiais e informações sobre o Programa de Avaliação Seriada.

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terça-feira, 24 de abril de 2012

Análise do boletim de desempenho

                Os boletins de desempenho das três etapas do PAS- UnB já estão disponíveis, você pode acessar clicando AQUI. Mas será que você entendeu plenamente as informações contidas no boletim? Como a análise dos dados fornecidos pode lhe ajudar no estudo para as próximas etapas?
                Bom, para quem fez a 1ª etapa, o escore obtido pode ter sido uma decepção ou motivo de grande alegria. Mas ainda não é momento para achar que as coisas já estão definidas. Lembre-se que a nota da 1ª etapa tem peso 1, a da 2ª etapa tem peso 2 e da 3 ª etapa peso 3. Assim a nota da 1ª etapa corresponde a 16,67 %  do total, ou seja, ainda faltam 83,33 % a serem disputados nas próximas etapas.
               Para um melhor resultado nas próximas etapas é importante entender as informações fornecidas no boletim de desempenho. Para isso vou utilizar um boletim real (apaguei o nome do candidato) de um candidato da 1ª etapa  para explicar.

                Este candidato obteve Escore de 40,83, bem acima da média que foi 22,08, mas longe do escore máximo 80,68. A nota da redação foi ótima 9,43,o máximo seria 10,00.
              Se observamos o Grau de desenvolvimento dos grupos de habilidades percebemos que o candidato foi bem nos grupos INTERPRETAR e CRITICAR, mas teve um desempenho modesto nos grupos PLANEJAR e EXECUTAR. Isso nos diz que este candidato precisa se dedicar mais as habilidades relacionadas ao planejamento e à execução.
                   Com relação aos tipos de itens, o candidato foi muito bem nos itens tipo C, acerto 12 de 14. Nos itens dos tipos A e D, o candidato obteve desempenho mediano, já nos 2 itens do tipo B não conseguiu nenhum escore. Mas o que chama a atenção é a quantidade de itens do tipo A em branco. deixou 38 itens em brando de 81, ou seja, quase 50% do itens. Quem tem coragem de deixar tantos itens em branco? Poucos. Muitos esquecem que cada erro acarreta em penalidade e marcam mesmo sem ter certeza, o famoso "chute". Se esse candidato se dedicar mais e conseguir fazer mais itens nas próximas etapas, provavelmente obterá um escore bem próximo do máximo.

Bons estudos!...

2 comentários:

Gabriela disse...

Existe alguma fórmula matemática para estimar a nota do argumento que eu preciso tirar na terceira etapa, baseado na nota de corte do curso e das notas da 1ª e 2ª etapa?

Carlos Torquato disse...

É relativo isso. Os argumentos mínimos e máximos do anos anteriores não serão iguais aos deste ano, assim não é possível ter certeza da nota que você precisa tirar na 3ª etapa. No entanto, é possível comparar as suas notas com as anteriores. Para isso, você precisa saber o argumento mínimo do curso que você pretende cursar e as notas nas 1ª e 2ª etapas. Para fazer a conta é só multiplicar a nota da 2ª etapa por 2 e somar com a nota da 1ª etapa. O resultado dessa soma deve ser subtraído do argumento mínimo. O resultado dessa subtração deve ser dividido por 3. O valor obtido é a nota que você deverá tirar na 3ª etapa para ter o mesmo desempenho do último colocado entre os selecionados para o curso escolhido.

Espero ter ajudado.

Bons estudos!..

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