Este é o Blog de um professor de Química que por sugestão de alunos decidiu compartilhar experiências e conhecimentos a respeito do PAS-UnB pela internet de maneira mais rápida e eficiente, com todos aqueles que procuram materiais e informações sobre o Programa de Avaliação Seriada.

Obs.: Se quiserem podem colaborar com o blog. Enviem sugestões, críticas, dúvidas, indiquem erros... É interagindo que a gente cresce.
terça-feira, 10 de julho de 2012

Bóson de Higgs

                Depois de anos de expectativas foi anunciado pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN) em 04/07/12 a provável descoberta do Bóson de Higgs, a chamada partícula de Deus. Apesar de muitos não saberem do que se trata o assunto foi parar no Trending Topics mundial (TTs), ou seja, um dos assuntos mais comentados do momento no Twitter. Essa descoberta tenta responder umas das principais perguntas da humanidade: Do que tudo é feito? Essa pergunta faz parte do Objeto de Conhecimento: Materiais da  2ª etapa do PAS/UnB , como podemos verificar no inicio do texto:



Uma pergunta ocupa lugar importante na evolução do pensamento filosófico e científico ocidental, unindo desde os filósofos pré-socráticos até os atuais teóricos das partículas: Afinal, de que tudo é feito? Ou seja, de que é constituída a matéria?
A pergunta é a mesma, mas que respostas têm sido dadas? Como essas respostas são influenciadas pelo contexto cultural, filosófico, científico e tecnológico? (p.44)

                 A descoberta dessa nova partícula vai gerar ainda muita discussão e há ainda muito a ser relevado. Mas no que concerne ao PAS/UnB, este assunto pode ser tema de diversos itens para a prova. Com intuito de ajudar os que acompanham o Blog Sobre o PAS, selecionei os links abaixo de alguns textos para quem quiser saber mais sobre o assunto. 



7 perguntas e respostas sobre o Bóson de Higgs
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/7-perguntas-e-respostas-sobre-o-boson-de-higgs-04072012-29.shl

CERN identifica provável Bóson de Higgs
http://jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=83115

Um grande Bóson para a Humanidade
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2012/07/um-grande-boson-para-a-humanidade

Evidências sobre Bóson de Higgs podem ser falsas
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/evidencias-sobre-boson-de-higgs-podem-ser-falsas-10072012-36.shl

A poucos passos
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2012/07/a-poucos-passos

Bons estudos!..

Um comentário:

Isah disse...

Gostaria de compreender melhor como é calculado o argumento final das 3 etapas, tirei na 1ª etapa um escore baixo, apenas 30,43. Tenho dificuldade em Física e Química, "chutei" nessas matérias e perdi muitos pontos. Almejo uma vaga em Direito, um curso concorrido e com algumas suposições queria ter uma noção de quanto preciso tirar na 2ª e 3ª etapa para conseguir uma vaga.

Postar um comentário

 
;