Este é o Blog de um professor de Química que por sugestão de alunos decidiu compartilhar experiências e conhecimentos a respeito do PAS-UnB pela internet de maneira mais rápida e eficiente, com todos aqueles que procuram materiais e informações sobre o Programa de Avaliação Seriada.

Obs.: Se quiserem podem colaborar com o blog. Enviem sugestões, críticas, dúvidas, indiquem erros... É interagindo que a gente cresce.
terça-feira, 16 de outubro de 2012

Agraciados com o Prêmio Nobel 2012

Nobel de Medicina - Shinya Yamanaka e John Gurdon foram laureados por mostrarem que células adultas podem ser reprogramadas para virar qualquer tecido do corpo.

http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/premio-nobel-2012/criacao-e-recriacao

Nobel de Física - Serge Haroche e David Wineland levaram o Nobel por criar métodos experimentais que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais sem destruí-los. 

http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/premio-nobel-2012/dominadores-de-particulas

Nobel de Química -  Robert J. Lefkowitz e Brian K. Kobilka ganharam o Nobel por estudos inovadores sobre os receptores acoplados às proteínas G que permitirão a produção de novos medicamentos.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/estudo-sobre-receptores-ganha-premio-nobel-de-quimica

Nobel de Literatura - O escritor chinês Mo Yan foi agraciado este ano, ele é crítico do sistema chinês.

http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/premio-nobel-2012/critico-comportado

Nobel da Paz - Este ano não houve uma pessoa agraciada com o Nobel da Paz, mas uma entidade a União Europeia.  justificativa oficial do prêmio ressalta justamente esse caráter reconciliatório do bloco. 

http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/premio-nobel-2012/a-uniao-faz-o-nobel

Nobel de Economia - Os americanos Alvin Roth e  Lloyd Shapley foram os ganhadores do Nobel de Economia por mostrarem como combinar interesses de diferentes agentes econômicos.

http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/premio-nobel-2012/arranjos-justos

Bons estudos!..

2 comentários:

Alexandre Costa disse...

Olá professor. Legal o blog. Estou começando a lê-lo. Tenho uma duvida sobre os tipos de itens/questoes do pas. Existe uma dica, lógica, macete em responder ou deixar em branco questoes que se tem duvida, seja de 50% de duvida, ou menos que isso, 90% de certeza, ou qq outro tipo de probabilidade de certeza na resposta, nos tipos de itens cuja questao errada perde ponto?
Sou pai , fiz vestibular ha muito tempo, e estou meio enferrujado com relacao a isso. Li muito sobre alunos que só responderam as questoes wue tinham muita certeza e nao sei se se deram melhor que outros que marcaram mais.
Qual sua opiniao. Obrigado.
Alexandre

Carlos Torquato disse...

Olá Alexandre. Não há uma fórmula 100% segura para marcar aqueles itens duvidosos. Alguns "chutam" e pode dar certo, mas se for feito um estudo estatístico desses "chutes" o resultado será desvantajoso. A dica que eu posso te dá para todos, sem medo de errar, é ESTUDEM. Todos os candidatos terão dúvidas na hora da prova e vai se sair melhor aqueles que estudarem mais e apresentarem menos dúvidas no momento da prova.

Postar um comentário

 
;