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quarta-feira, 11 de maio de 2011

Relações das obras literárias com os Objetos de Conhecimento da 1ª etapa PAS - UnB


A leitura das obras literárias do PAS –UnB é fundamental, no entanto, para um bom desempenho na avaliação não é suficiente apenas ter lido as obras, mas, além disso, saber suas relações com os objetos de conhecimento. Por este motivo, construí uma matriz que relaciona os Objetos de Conhecimento (OC) com as Obras literárias da 1ª etapa do PAS – UnB.
A relação entre as obras e os OC não deve ser vista como hierarquização das obras. Como se houvesse uma obra mais importante que a outra, ou que uma possui maior probabilidade de está presente na prova do que outra. A ideia é mostrar graficamente as relações com os OC. Assim podemos perceber que o livro Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga, está relacionada com todos os objetos de conhecimento, enquanto que o livro O Discurso da Servidão Voluntária, de La Boetie relaciona-se com três objetos. Isto no leva a perceber que a temática das obras é variada e pode abranger e relacionar-se de diversas formas com os dez objetos.
As citações da obras nos objetos de conhecimento podem dar algumas dicas de como a obra será avaliada, por exemplo:

“A obra Almanaque Brasil Socioambiental 2008 mostra-nos, por meio de tabelas, gráficos e mapas algumas faces da distribuição desigual na sociedade brasileira.” (p. 07).

Assim, ao ler esta obra deve-se dar a devida atenção às diversas tabelas, gráficos e mapas, pois podem ser avaliadas principalmente com relação a habilidade 2 (Identificar informações centrais e periféricas, apresentadas em diferentes linguagens, e suas inter-relações).

Com relação ao artigo 5.° da Constituição:

“...temas contemporâneos de caráter interdisciplinar relativas ao cuidado consigo mesmo como um aspecto da liberdade e da autonomia, a relação com as demais pessoas, o respeito ao corpo, à gravidez precoce, à interrupção de gravidez, à nutrição, ao uso de drogas, à intimidade, à afetividade, à violência, ao racismo, à sensibilidade, à criatividade, à gestualidade e à sexualidade. Esses assuntos devem ser discutidos, também, com a leitura do Artigo 5.º da Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.” (p. 04)

A leitura da Constituição a principio pode não ser atrativa, mas lê-la com o foco da relação do artigo 5.º com os temas contemporâneos pode facilitar a compreensão deste artigo da Carta Magna.

Bons estudos!..

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