Este é o Blog de um professor de Química que por sugestão de alunos decidiu compartilhar experiências e conhecimentos a respeito do PAS-UnB pela internet de maneira mais rápida e eficiente, com todos aqueles que procuram materiais e informações sobre o Programa de Avaliação Seriada.

Obs.: Se quiserem podem colaborar com o blog. Enviem sugestões, críticas, dúvidas, indiquem erros... É interagindo que a gente cresce.
domingo, 15 de maio de 2011

Relações das obras literárias com os Objetos de Conhecimento da 2ª etapa PAS - UnB

A leitura das obras literárias do PAS –UnB é fundamental, no entanto, para um bom desempenho na avaliação não é suficiente apenas ter lido as obras, mas, além disso, saber suas relações com os objetos de conhecimento. Por este motivo, construí uma matriz que relaciona os Objetos de Conhecimento (OC) com as Obras literárias da 2ª etapa do PAS – UnB.
A relação entre as obras e os OC não deve ser vista como hierarquização das obras. Como se houvesse uma obra mais importante que a outra, ou que uma possui maior probabilidade de está presente na prova do que outra. A ideia é mostrar graficamente as relações com os OC. Assim podemos perceber que o livro Os Miseráveis, de Victor Hogo, está relacionada a oito objetos de conhecimento, enquanto que a Constituição Federal, Capítulo II, Direitos Sociais Fundamentais Artigos do 6.º ao 11 relaciona-se com quatro objetos. Isto no leva a perceber que a temática das obras é variada e pode abranger e relacionar-se de diversas formas com os dez objetos.
As citações da obras nos objetos de conhecimento podem dar algumas dicas de como a obra será avaliada, por exemplo:

"Pode-se indagar como as reflexões propostas por Voltaire, em Cândido, os princípios formulados por Locke, em Ensaio Sobre o Entendimento Humano, colaboram para o entendimento do papel do conhecimento no processo de mudança." (p. 09)

Então ao ler essas obras é importante relacionar as reflexões de Voltaire e os princípios de Locke com as mudanças sociais, culturais e individuais.
 Outra dica é dada com relação a obra de Machado de Assis, Dom Casmurro:

"A leitura e a análise do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, é uma oportunidade de observar, além dos fatores de literaridade, as relações entre história e ficção, entre a biografia real e a romanceada, e de focalizar uma sociedade que vive de aparências."


Portanto, leia as obras e preste a atenção dicas presentes nos objetos de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;